Access nível 2 . Intermédio

Descrição / Objetivos
A formação de Access nível Intermédio tem por objetivo permitir aos participantes rever conceitos e aprofundar os conhecimentos sobre as ferramentas e funcionalidades do Microsoft Access que lhes permitirão planear, criar e gerir bases de dados.
Pretende-se que no final da formação os formandos sejam capazes de:
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Criar tabelas de dados;
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Relacionar tabelas;
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Efetuar consultas;
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Criar formulários de edição;
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Imprimir dados e relatórios.
Metodologia de formação:
Método ativo: sessões práticas, baseadas na execução de exercícios exemplificativos.
Metodologia de avaliação:
Diagnóstico inicial de conhecimentos. Avaliação final, de reação, através do preenchimento de questionários de avaliação da ação pelos formandos e formador; avaliação qualitativa dos formandos pelo formador.
Avaliação da aprendizagem (se aplicável), com recurso a execução de exercícios práticos ou teste final de avaliação de conhecimentos.

Pré-Requisitos
Conhecimentos elementares de Access.
Conteúdos
- Tabelas
- Criar tabelas
- Tipos e propriedades de campos
- Regras de introdução de dados
- Alterar a estrutura da tabela
- Chaves primárias
- Modo de navegação vs. modo de edição
- Importar e estabelecer ligações a dados externos
- Relações e integridade referencial
- Pesquisar registos
- Consultas
- Criar consultas (queries)
- Definição de critérios
- Consultas parametrizadas
- Consultas para valores numéricos e datas
- Consultas com várias tabelas
- Consultas com cálculos
- Executar e alterar consultas
- Consultas Crosstab, de ação, de localização de duplicados, e de não correspondentes
- Consultas com critérios definidos em formulários
- Formulários
- Criar formulários
- A estrutura dos formulários e as propriedades dos objetos
- Alterar o aspeto de um formulário
- Formulários automáticos
- Formulários com dados de diferentes origens
- Formulário principal e subformulários
- Criação de controls; rótulos, caixas de combinação, listagens, grupo de opções e subformulários
- Definição de propriedades de evento de campos e de formulários
- Relatórios
- Criar relatórios
- A estrutura dos relatórios
- Ordenar e agrupar registos num relatório
- Pré-visualização e impressão dos relatórios
- Macros
- Criação de macros simples e macros globais
- Ligação de macros a eventos em formulários
- Definição de macros condicionais
- Gestão avançada de bases de dados
- Opções de arranque da base de dados
- Reparação e compactação de bases de dados
- Criação de MDEs

Informações Adicionais
Recursos:
Sala equipada com um computador para o formador e sistema de projeção; flip-chart; um computador por participante. Documentação de apoio: manual de curso, exercícios.
Interempresas: Preço por participante. Condições especiais para 2 ou mais participantes da mesma organização.
Intraempresa: Para grupos de participantes da mesma organização com ajustamento de conteúdos, duração, horário e preço.