Avaliação de Desempenho
Descrição / Objetivos
No final da formação os participantes deverão ser capazes de:
-Identificar e conceber o seu próprio Sistema de Avaliação de Desempenho, adequando-o à sua própria realidade e especificidade (cultural e organizacional);
– Conceber o seu próprio Modelo de Competências;
– Elaborar os seus perfis de competências;
– Elaborar as fases do processo e as responsabilidades relativas a cada fase;
– Elaborar os instrumentos de registo necessários;
– Definir periodicidades, ponderações e escalas;
– Definir as implicações da implementação do Sistema, em termos de Gestão.
Metodologia de formação:
Método activo, privilegiando a realização de exposições e sínteses, interligadas com exercícios práticos de análise e simulação de situações reais e de casos concretos.
Metodologia de avaliação:
Diagnóstico inicial de conhecimentos.
Avaliação final, de reacção, através do preenchimento de questionários de avaliação da acção pelos formandos e formador; avaliação qualitativa dos formandos pelo formador.
Avaliação da aprendizagem, com recurso a execução de exercícios práticos ou teste final de avaliação de conhecimentos.
Destinatários
Directores, responsáveis e assessores de RH
Conteúdos
1. Definição da Avaliação de Desempenho
2. Enquadramento histórico – evolução
2.1. Modelos tradicionais
2.2. Escalas
2.3. Benefícios
2.4. Constrangimentos
3. As novas abordagens conceptuais
3.1. Os pressupostos de base – a nova visão
3.2. Benefícios
3.3. Constrangimentos
3.4. Objectivos
3.5. Erros
4. Responsabilidades
4.1. Decisão – o envolvimento de todos
4.2. Avaliação
4.3. Processo
5. O processo
5.1. Objectivos
5.2. Critérios de avaliação
5.3. Definição das competências
6. Modelo misto
6.1. Objectivos
6.2. Gestão por objectivos
7. Estruturação de modelos
8. A ficha de avaliação
9. Entrevista
9.1. Resultados
9.2. Tratamento
9.3. Normalização
9.4. Comunicação
9.5 Validação
10. Consequências – ligação aos restantes subsistemas
Informações Adicionais
Inter-empresas: Preço por participante. Condições especiais para 2 ou mais participantes da mesma organização.
Intra-empresa: Para grupos de participantes da mesma organização com ajustamento de conteúdos, duração, horário e preço.