Formas de recrutamento na Administração Pública e o novo Referencial de Competências (ReCAP)
Descrição / Objetivos
Objetivos Gerais:
O curso sobre as Formas de recrutamento na Administração Pública e o novo Referencial de Competências (ReCAP) tem por objetivo dar a conhecer o novo referencial de competências para a Administração Pública e a sua articulação com os principais instrumentos de recrutamento, desde o procedimento concursal comum ao procedimento de recrutamento para cargos dirigentes, mobilidade e cedência de interesse público.
Objetivos Específicos:
No final desta formação, os participantes deverão ser capazes de:
- Conhecer as várias formas de recrutamento e respetivo regime em articulação com os documentos estratégicos de gestão de recursos humanos;
- Reconhecer o perfil de competências como denominador comum que confere consistência e integração à gestão dos recursos humanos;
- Tramitar um procedimento concursal comum de acordo com o regime previsto na atual Portaria dos concursos;
- Tramitar um procedimento de recrutamento para cargo dirigente;
- Conhecer o regime da mobilidade e cedência de interesse público, enquanto formas de preenchimento de postos de trabalho na Administração Pública.
Metodologias:
Formação online, em ambiente de sala virtual, com interação do formador e possibilidade de realizar exercícios práticos e esclarecer dúvidas no decurso da formação.
Destinatários
Trabalhadores em funções públicas, dirigentes e outros interessados no tema.
Pré-Requisitos
O participante deve dispor de computador ou outro dispositivo com acesso à Internet, câmara e microfone para as sessões por videoconferência.
Conteúdos
– Introdução e enquadramento
– O preenchimento dos postos de trabalho
– O procedimento concursal comum, mapa de pessoal e plano anual de recrutamento
– Modalidades e fases do procedimento concursal
– Os métodos de seleção e o perfil de competências
– O Júri do procedimento e o princípio da especialidade
– O procedimento de recrutamento para cargos dirigentes
-A mobilidade – modalidades, formas de operar e procedimento de seleção
– A cedência de interesse público – regime
Informações Adicionais
No valor da inscrição está incluído:
– Documentação de suporte em formato digital;
– Certificado de Formação Profissional (de acordo com a legislação em vigor).
Formadora: Liliana Cardoso
– Consultora Jurídica Especializada em Direito de Emprego Público.
– Pós-Graduada no âmbito da Nova Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas pela Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e em Direito de Emprego Público pelo CEDIPRE, Instituto da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
– Jurista na Administração Pública há 20 anos, foi dirigente e avaliadora reunindo, também, vasta experiência como consultora e formadora na área dos Recursos Humanos e Direito Administrativo.
Interempresas: Preço por participante. O número de participantes é limitado. As inscrições serão consideradas por ordem de chegada, depois de devidamente formalizadas e pagas.
Intraempresa: Para grupos de participantes da mesma organização com ajustamento de conteúdos, duração, horário e preço.
A Knowit é Entidade Formadora Certificada pela DGERT – consulte aqui as nossas áreas de formação certificada.