Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Descrição / Objetivos
Num contexto em que a Gestão de Recursos Humanos é cada vez mais perspectivada como uma área central de toda e qualquer organização, revela-se pertinente conhecer e reconhecer o seu enquadramento funcional e o papel que assume no fornecimento de valor acrescentado face aos objectivos estratégicos da organização.
No final da acção, os formandos deverão ser capazes de:
- Situar a função recursos humanos e o seu papel no seio das organizações, identificando os diferentes subsistemas e a sua interligação;
- Identificar e executar metodologias de actuação, que permitam o planeamento e execução de intervenções integradas de gestão de recursos humanos.
Serão enfatizados métodos e técnicas diversificados e adequados às características do respectivo público-alvo, em particular os métodos activos, no sentido de facilitar a apropriação de saberes pelo formando, através do seu desenvolvimento sócio-cognitivo, da reflexão, da descoberta e resolução de situações-problema.

Destinatários
Este curso é dirigido a Licenciados em Recursos Humanos ou outras áreas académicas, com experiência profissional na área de Gestão de Recursos Humanos e interessados em adquirir e/ou aprofundar conhecimentos na gestão de pessoas. Adicionalmente, a formação dirige-se a todos os profissionais que na prática gerem/coordenam pessoas.
Conteúdos
- Função estratégica de recursos humanos
Perspectiva histórica
A função
Os sistemas e sub-sistemas
Enquadramento estratégico
Desafios futuros - Análise e descrição de funções e competências
Funções e famílias funcionais
Análise de funções
Descrição de funções
Competências
Perfis de competências
Indicadores de competências
Prática - Sistemas de Avaliação de Desempenho
A importância da avaliação
Avaliar trabalho ou performance
Os sistemas de avaliação
O sistema misto competências vs objectivos
Fases de implementação
Interligação aos diferentes sistemas vs política da organização
Prática - Recrutamento e integração profissional
Recrutamento
Selecção
A entrevista
Avaliação
A tomada de decisão
Acolhimento e integração - Gestão da formação
A formação
Os sistemas de formação
Acreditação de Entidades e Homologação de Cursos
Fases do processo
Avaliação
Os financiamentos - Direito do trabalho para não especialistas
O contrato de trabalho
As remunerações
O processamento de salários
As obrigações legais
O processo disciplinar - Gestão de carreiras, recompensas e incentivos
Carreiras
Planos de carreira
Tipos de recompensas
Os incentivos
Caso prático

Informações Adicionais
Inter-empresas: Preço por participante. Condições especiais para 2 ou mais participantes da mesma organização.
Intra-empresa: Para grupos de participantes da mesma organização com ajustamento de conteúdos, duração, horário e preço.