Curso de Liderança e Gestão de Equipas

Descrição / Objetivos
O curso de Liderança e Gestão de Equipas pretende dotar os formandos de técnicas e ferramentas que lhes permitam liderar e gerir eficazmente uma equipa de trabalho.
No final da ação de formação, os formandos deverão ser capazes de:
- Identificar e caracterizar os diferentes tipos de liderança;
- Desenvolver a sua eficácia de gestão e liderança;
- Dominar os diferentes tipos de liderança, aplicando-os de acordo com a situação;
- Utilizar o Coaching como instrumento de desenvolvimento dos colaboradores;
- Criar condições que facilitam a motivação;
- Comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores;
- Analisar o seu perfil, enquanto líder, identificando os seus os seus pontos fortes e necessidades de melhoria;
- Elaborar um plano de ação abrangendo as principais áreas de gestão de equipas (fixar objetivos, animar e motivar, delegar).

Destinatários
O Curso de Liderança e Gestão de Equipas destina-se a quadros, chefias e todos os profissionais responsáveis pela liderança e gestão de equipas de trabalho.
Conteúdos
A liderança – enquadramento geral
- Conceito
- Principais responsabilidades associadas à gestão e liderança de equipas
- Os diferentes tipos de Liderança
- Analisar os resultados do seu estilo pessoal de gestão e liderança
- Identificar pontos fortes e áreas de melhoria
- Saber como utilizar os estilos de gestão e liderança adaptando-os aos contextos e às pessoas
O papel do líder coach no desenvolvimento dos colaboradores
- O que é o coaching?
- O coaching como via para promover e acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores
- Organizar o trabalho e facilitar a progressão individual/coletiva – utilização Modelo GROW
- Identificar fatores facilitadores da motivação e as situações que promovem desmotivação
Comunicar aberta e eficazmente com as equipas
- Definição de comunicação e o seu papel no relacionamento interpessoal
- Os estilos de comunicação
- Estratégias e técnicas para uma comunicação eficaz:
- Empatia / Escuta Activa/ Reformulação/ Perguntas / Reenquadramento/
- Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos: Feedback construtivo vs critica
Definir um plano de ação das mudanças a pôr em prática
- Identificar prioridades de mudança relativamente aos objetivos
- Elaborar o seu plano de ação

Informações Adicionais
Formação em parceria com a Qualdouro
FORMADORA: Isa Dias
Formadora certificada
Ex-directora de Estabelecimentos Hoteleiros
Certificação Internacional de Coaching
Certificação Internacional Practitioner de Programação Neurolinguística
Licenciatura em Turismo – Escola Superior de Educação de Coimbra