SIADAP 123 (Online)

Descrição / Objetivos
O curso de SIADAP 123 visa desenvolver nos participantes os conhecimentos e competências práticas para a prossecução do processo de Avaliação de Desempenho na Administração Pública Central e Local.
O curso online sobre o SIADAP123 tem por objetivos:
- Promover a compreensão do SIADAP de forma integrada e estratégica;
- Compreender o SIADAP como um sistema que integra o ciclo de gestão dos organismos e o próprio ciclo de Gestão dos Recursos Humanos;
- Identificar os novos desafios e responsabilidades para Avaliadores, Avaliados e Equipas de RH;
- Promover a capacidade de melhoria contínua e orientação para a Qualidade;
- Saber como aplicar corretamente o SIADAP (metodologias e técnicas), reforçando o Papel do Avaliador e Avaliado;
- Promover orientação para Resultados, através da correta definição de objetivos e respetiva monitorização/validação;
- Compreender o significado e importância das competências e respetiva avaliação.
- Conhecer o processo de avaliação de desempenho e respetivas fases;
- Identificar as técnicas de entrevista de avaliação de desempenho.
Metodologias
Formação online, em ambiente de sala virtual, com interação do formador e possibilidade de realizar exercícios práticos e esclarecer dúvidas no decurso da formação.

Destinatários
Dirigentes, Técnicos Superiores, Coordenadores Técnicos, Assistentes Técnicos, Encarregados Operacionais, Avaliadores e Avaliados.
Conteúdos
1. Enquadramento e evolução – Os três subsistemas do novo SIADAP
1.1. Enquadramento legal
1.2. Objetivos e princípios do SIADAP
1.3. O Subsistema de Avaliação do Desempenho Serviços/Unidades Orgânicas – SIADAP1
1.4. O Subsistema de Avaliação do Desempenho dos Dirigentes – SIADAP2
1.5. O Subsistema de Avaliação do Desempenho dos Trabalhadores – SIADAP3
2. SIADAP 3 – Avaliação do Desempenho dos Trabalhadores
2.1. Enquadramento Estratégico
2.2. O Ciclo de Gestão e a Cascata de Objetivos
2.3. Intervenientes no Processo
2.3.1. Avaliadores e Avaliados
2.3.2. Conselho de Coordenação de Avaliação
2.3.3. Comissão Paritária
2.3.4. Dirigente máximo
2.4. Parâmetros de Avaliação
2.4.1. Resultados
2.4.1.1. Como definir Objetivos
2.4.1.2. Tipos de objetivos
2.4.1.3. Indicadores de Desempenho
2.4.1.4. Revisão/Anulação de Objetivos
2.4.2. Competências
2.4.2.1. Identificar/Selecionar as Competências por Função
2.4.2.2. Identificar Indicadores Comportamentais por Competência
2.5. Avaliação Final
2.6. Diferenciação de Desempenhos
2.7. Impactos da Avaliação
2. Processo de Avaliação de Desempenho
3.1. Fases do Processo
3.2. Procedimentos
4. Entrevista de Avaliação de Desempenho
4.1. Como preparar e conduzir Entrevistas de Avaliação de Desempenho
4.2. Erros típicos a evitar
4.3. O papel do Avaliador
4.4. O papel do Avaliado
4.5. Importância do Registo de Ocorrências

Informações Adicionais
Formadora: Dra. Gisela Azevedo
Jurista da Direção Municipal de Serviços Jurídicos do Município do Porto.
Especializada em matérias de Direito Administrativo, entre outras, na área de Recursos Humanos.
Exercício de cargo dirigente em regime de comissão de serviço e em funções de coordenação na área de Recursos Humanos, em municípios portugueses.
Pós-Graduação em Relação Jurídica de Emprego Público, pela Escola do Porto da Faculdade de Direito, da Universidade Católica Portuguesa.
Frequência em Pós-Graduação em Direito dos Contratos e do Consumo, da Faculdade de Direito, Universidade de Coimbra.
Vasta experiência como Consultora e Formadora na área dos Recursos Humanos e em Direito Administrativo.
Interempresas: Preço por participante. O número de participantes é limitado. As inscrições serão consideradas por ordem de chegada, depois de devidamente formalizadas e pagas.
Intraempresa: Para grupos de participantes da mesma organização com ajustamento de conteúdos, duração, horário e preço.
A Knowit é Entidade Formadora Certificada pela DGERT – consulte aqui as nossas áreas de formação certificada.