Trabalho em Equipa
Descrição / Objetivos
Se é verdade que a «a união faz a força», também é bem verdade que existem forças que podem criar graves desuniões. O trabalho em equipa assume uma crucial importância na criação de unidade e direccionalidade, contribuindo para o estabelecimento e manutenção de relações de confiança e partilha de responsabilidades.
Este curso visa a aquisição e/ou desenvolvimento de atitudes e comportamentos de trabalho em equipa, procurando que os participantes fiquem aptos a:
- Conhecer as ferramentas comunicacionais que permitem gerir assertivamente as relações interpessoais no quadro das equipas;
- Reconhecer a importância dos objetivos e das responsabilidades no quadro do trabalho em equipa;
- Aplicar ferramentas de operacionalização do trabalho em equipa:
– na resolução de problemas;
– nas reuniões;
– na planificação e execução;
– na divisão de tarefas;
– na gestão do tempo;
– na regulação da tomada de decisão; - Clarificar a conceptualização atual na avaliação da performance das equipas;
- Reconhecer a importância do trabalho em equipa como base para a perceção por parte dos clientes (internos e/ou externos) de um serviço de excelência.
Neste curso, recorrer-se-á a técnicas e métodos pedagógicos necessariamente práticos, colocando-se ênfase numa metodologia ativa.
Destinatários
O curso dirige-se a quadros e chefias, assim como a todos os profissionais que pretendam e/ou necessitam de estabelecer e manter relações favoráveis e produtivas com as pessoas que integram o seu contexto profissional.
Conteúdos
Os conteúdos programáticos deste curso de formação englobam os seguintes tópicos:
- A construção de uma equipa de trabalho e a perceção do que é trabalho de equipa;
- A constituição das equipas, elaboração de objetivos da equipa e objetivos individuais; Tipos de equipa e tipos de líderes nas equipas;
- Os aspetos relativos ao trabalho de uma equipa, na conceção de um trabalho concreto e na sua avaliação;
- Os aspetos relativos ao trabalho de uma equipa, na perspetiva da planificação e execução, divisão de tarefas, gestão do tempo e autoregulação, bem como, relação da equipa com os seus interlocutores internos e externos.
Informações Adicionais
Interempresas: Preço por participante. Condições especiais para 2 ou mais participantes da mesma organização.
Intraempresa: Para grupos de participantes da mesma organização com ajustamento de conteúdos, duração, horário e preço.