Formação de Formadores – Habilitações de Acesso

Quais as habilitações de acesso à Formação Pedagógica Inicial de Formadores, para obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas (CCP, antigo CAP de Formador)?

Preferencialmente, devem aceder à formação pedagógica inicial de formadores os candidatos com qualificação de nível superior. Não obstante, a habilitação mínima de acesso corresponde ao atual 9º ano de escolaridade.

O formando deve apresentar o respetivo comprovativo de habilitações junto da entidade formadora onde vai realizar a formação:

  • No caso de habilitações mais antigas, o comprovativo terá de explicitar claramente que a mesma corresponde a um nível de ensino igual ou superior à conclusão do 9.º ano de escolaridade/ 3.º Ciclo do Ensino Básico. A informação sobre equivalência de habilitações nacionais ao atual sistema de ensino pode ser consultada no portal da Direção Geral de Educação.
  • No caso de habilitações estrangeiras, o comprovativo das habilitações deverá explicitar a equivalência ao sistema de educação nacional.
    • Se possuir habilitações de nível inferior ao Ensino Superior, poderá requerer o referido documento numa escola/estabelecimento de ensino oficial da sua área de residência. Para mais informações clique aqui.
    • Se possuir habilitações escolares de qualificação superior, deve solicitar o documento de reconhecimento ou equivalência à Direção Geral do Ensino Superior ou a instituição de ensino portuguesa da mesma área.
      Em alternativa, pode solicitar uma declaração NARIC através de formulário online.

» Inscrição de cidadão estrangeiro em FPIF para acesso ao CCP

» Consultar as datas da formação, mais informações ou pré-inscrição

Para mais esclarecimentos, contacte-nos.

Partilhar artigo

Outros artigos