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Gestão do Tempo e da Assiduidade no Setor Público: do enquadramento legal à prática

Administração Pública - Recursos Humanos . Regimes Jurídicos
14 horas
198,00 € (Isento de IVA)
Online
15/05/2026 > 18/05/2026
9:30-13:00 | 14:00-17:30
Online
15 e 18 Maio 2026

Descrição / Objetivos

O tempo de trabalho constitui um dos elementos centrais da relação laboral na Administração Pública, refletindo-se na organização dos serviços, na qualidade de vida dos trabalhadores e na eficiência do setor público. O curso sobre a Gestão do Tempo e da Assiduidade no Setor Público oferece uma abordagem ao regime jurídico dos tempos de trabalho na Administração Pública, analisando a legislação aplicável e as responsabilidades dos dirigentes.

Objetivos Gerais:

  • Proporcionar aos participantes uma compreensão do regime jurídico aplicável aos tempos de trabalho na Administração Pública, capacitando-os para aplicar corretamente a legislação, gerir situações concretas e responder de forma eficaz aos desafios emergentes na organização do tempo de trabalho.

Objetivos Específicos:

No final desta formação, os participantes deverão ser capazes de:

  • Identificar o enquadramento legal aplicável aos tempos de trabalho na Administração Pública.
  • Distinguir os diferentes regimes de horários.
  • Aplicar corretamente as regras sobre assiduidade, pontualidade e justificação de faltas.
  • Analisar e gerir situações de trabalho suplementar e noturno, de acordo com os limites legais.
  • Avaliar os desafios atuais (teletrabalho, conciliação da vida profissional e pessoal, direito à desconexão) e propor soluções adequadas no contexto da Administração Pública.

Metodologias:

Formação online, em ambiente de sala virtual (Teams), com interação do formador e possibilidade de realizar exercícios práticos e esclarecer dúvidas no decurso da formação.

Destinatários

Dirigentes, Técnicos Superiores, Coordenadores Técnicos, pessoal de RH com responsabilidades na matéria e outros interessados no tema.

Pré-Requisitos

O participante deve dispor de computador ou outro dispositivo com acesso à Internet, câmara e microfone para as sessões por videoconferência.

Conteúdos

1 – Enquadramento Geral dos Tempos de Trabalho na Administração Pública

  • Conceitos fundamentais: tempo de trabalho, tempo de não trabalho, disponibilidade e descansos
  • Regime jurídico aplicável: LTFP e Código do Trabalho
  • Princípios constitucionais e europeus relevantes (direito ao repouso, conciliação da vida profissional e pessoal)

2 – Jornada de Trabalho e Horários na Administração Pública

  • Período normal de trabalho: limites diários e semanais.
  • Regime de 35 horas: exceções e especificidades.
  • Horários de trabalho.
  • Regime de isenção de horário de trabalho: abrangência e implicações.
  • Organização e alteração de horários.

3 – Assiduidade, Pontualidade e Registo de Tempos

  • Obrigação de controlo da assiduidade.
  • Atrasos e ausências de curta duração.
  • O papel dos dirigentes e dos serviços de RH no controlo da assiduidade.

4 – Trabalho Suplementar e Trabalho Noturno

  • Definição de trabalho suplementar: limites e condições de prestação.
  • Regime de autorização e compensação: descanso compensatório vs. pagamento.
  • Trabalho suplementar em dias de descanso semanal e feriados.
  • Trabalho noturno: enquadramento legal, limites e majorações.
  • Responsabilidade do dirigente na gestão e autorização.

5 – Casos Práticos, Jurisprudência e Desafios Atuais

  • Análise de jurisprudência relevante sobre tempos de trabalho.
  • Questões emergentes: teletrabalho, trabalho híbrido e direito à desconexão.
  • Boas práticas de gestão do tempo de trabalho e equilíbrio vida-trabalho.

Informações Adicionais

Formadora: Liliana Cardoso
– Consultora Jurídica Especializada em Direito de Emprego Público.
– Pós-Graduada no âmbito da Nova Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas pela Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e em Direito de Emprego Público pelo CEDIPRE, Instituto da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
– Jurista na Administração Pública há 20 anos, foi dirigente e avaliadora reunindo, também, vasta experiência como consultora e formadora na área dos Recursos Humanos e Direito Administrativo.

 

Interempresas: Preço por participante. O número de participantes é limitado. As inscrições serão consideradas por ordem de chegada, depois de devidamente formalizadas e pagas.
Intraempresa: Para grupos de participantes da mesma organização com ajustamento de conteúdos, duração, horário e preço.

 

A Knowit é Entidade Formadora Certificada pela DGERT – consulte aqui as nossas áreas de formação certificada.

Inscrição

Para mais informações, contacte-nos.

Tel. 22 605 22 50. email: formacao@knowit.pt

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