Formação Pedagógica Inicial de Formadores . Metodologia de Avaliação da Aprendizagem

A avaliação da aprendizagem no curso de FPIF na modalidade b-Learning/e-Learning contempla vários instrumentos:

  • Exercícios práticos
  • Participação em fóruns
  • Realização de testes
  • Autoscopias – simulações pedagógicas, inicial e final
  • Projeto de intervenção final

A avaliação, como processo sistemático, contínuo e integral ocorrerá em três momentos:

  • Avaliação inicial diagnóstica (através da simulação inicial);
  • Avaliação contínua formativa e sumativa (ao longo/durante a formação, com os vários instrumentos referidos);
  • Avaliação final sumativa (simulação final e projeto de intervenção).

A assiduidade também conta para a avaliação. Os formandos têm de registar uma assiduidade mínima de 95%, sendo que as sessões dos M2 e M9 (simulações iniciais e finais) são de participação obrigatória na integra.

A Avaliação Final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

(1) Avaliação Diagnóstica (AD):

  • Simulação Pedagógica Inicial – 10%

(2) Avaliação Sumativa (AS):

  • Objetivos Pedagógicos (OP) – 30%
    • Exercícios/trabalhos individuais
    • Questionários e testes online
    • Participação e empenho evidenciado nos fóruns e nas sessões
  • Competências Pedagógicas (CP) – 30%
    • Simulação Pedagógica Final
  • Projeto de Intervenção (PI) – 30%
    • Projeto final de Intervenção Pedagógica

Fórmula de cálculo:
Avaliação Final = [(0,10 X AD) + (0,3 X AS/OP)+ (0,30 X AS/CP) + (0,3 X AS/PI)]

 


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