Aspetos legais e contratuais da Internacionalização

Descrição / Objetivos
Sensibilizar os empresários e técnicos de exportação/importação para a liberdade de fixação dos contratos e vários tipos de contratos internacionais;
Proporcionar uma visão abrangente das implicações da interação dos vários agentes numa expedição internacional e dos incidentes com a expedição de mercadorias e da influência da modalidade de pagamento internacional nos resultados das operações comerciais;
Promover a capacidade de análise das consequências das cláusulas contratuais na gestão da empresa;
Promover a capacidade de inter-relação com os agentes externos das operações de exportação e importação.
Objetivos específicos:
• Identificar as cláusulas do contrato de compra e venda internacional;
• Distinguir os principais termos de entrega (INCOTERMS) e conhecer principais características de cada um;
• Conhecer as formas de proteção de interesses internacionais;
• Definir e avaliar os riscos inerentes a realização da exportação/importação e as consequências de incumprimento das obrigações dos parceiros no negócio de exportação/importação;
• Distinguir os contratos de distribuição comercial;
• Identificar as várias formas de pagamentos internacionais;
• Adequar o tipo de pagamento ao risco do parceiro comercial.
Método expositivo, demonstrativo e ativo, incluindo debate e estudo de casos práticos.

Destinatários
Empresários e técnicos de exportação/importação.
Conteúdos
1. Contrato de compra e venda internacional de mercadorias
- • Cláusulas contratuais
• Incoterms
• Documentação
2. Intervenientes na cadeia logística da importação/exportação
- • Transitário
• Transportador
• Despachante
3. Seguro de mercadorias
4. Contratos de distribuição comercial
- • Agência
• Concessão
• Franchising
5. Formas e termos de pagamentos internacionais

Informações Adicionais
Formadora: Dra. Urânia Guimarães
Advogada; Consultora e Formadora nas áreas do Direito Comercial, Empresarial e Laboral.
Interempresas: Preço por participante. Condições especiais para 2 ou mais participantes da mesma organização.
Intraempresa: Para grupos de participantes da mesma organização com ajustamento de conteúdos, duração, horário e preço.