Emergência e Primeiros Socorros no local de Trabalho

Segurança e Higiene no Trabalho - Emergência e Socorro
15 horas
120,00 €
presencial

Descrição / Objetivos

A temática de emergência e primeiros socorros é uma matéria importante na formação geral dos trabalhadores em Saúde e Segurança do trabalho e aplica-se a todas as empresas, estabelecimentos ou serviços.

A Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro, que regulamenta o regime jurídico da promoção e prevenção da segurança e da saúde no trabalho, estabelece que o empregador deve disponibilizar o material adequado de primeiros socorros, assim como assegurar a formação adequada dos trabalhadores, especialmente a formação permanente dos trabalhadores responsáveis pelas medidas de primeiros socorros no local de trabalho.
Este curso segue as orientações da Informação Técnica 03/2012 (4.ª Edição – Julho 2014) da Direção-Geral da Saúde – Formação em Emergência e Primeiros Socorros no local de trabalho – no que respeita à formação básica / geral.

Objetivos:
Dotar os trabalhadores de conhecimentos e competências, adequados e específicos à realidade de trabalho da empresa, estabelecimento ou serviço, que permitam aplicar as medidas de primeiros socorros em situações de emergência que ocorram no contexto de trabalho;
Contribuir para minimizar as consequências adversas na saúde dos trabalhadores vítimas de acidentes e/ou de doença súbita no local de trabalho.

Após a formação, os formandos (trabalhadores) devem ser capazes de:
– Assegurar uma rápida atuação e eficaz avaliação das situações de emergência que ocorram no local de trabalho, pela execução de técnicas e procedimentos de emergência simples e primários que permitam evitar o agravamento de lesões resultantes de acidentes e de situações de doença súbita;
– Acionar de forma adequada o pedido de socorro, contribuindo para diminuir a mortalidade e a morbilidade no contexto de trabalho.

Métodos de formação afirmativos e ativos, incluindo componente prática de treino e simulações.

Certificação:
Após o processo de avaliação e uma vez concluída a formação com aproveitamento, será emitido Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada na Caderneta de Competências do/a formando/a.

Registos e renovação:
As empresas ou estabelecimentos devem ter registos das ações de formação ministradas em “Emergência e Primeiros Socorros no local de trabalho”, assim como devem ter listado os trabalhadores que frequentaram as ações de formação e os aptos a prestar primeiros socorros. A renovação da aptidão de socorrista da empresa deve ser realizada de acordo com o Plano de Formação de cada empresa, no mínimo de 3 em 3 anos.

Destinatários

A formação em “Emergência e Primeiros Socorros no local de trabalho” é dirigida aos trabalhadores em geral e prioritariamente aos trabalhadores responsáveis pela aplicação de medidas de primeiros socorros de uma empresa, estabelecimento ou serviço.

Conteúdos

Noções gerais
• Primeiros socorros – conceito, princípios e objetivos no contexto de trabalho
• Principais aspetos legais relacionados com os primeiros socorros no local de trabalho
• Sistema integrado de emergência médica (SIEM)
• Elos da cadeia de sobrevivência – comunicar, suportar, restabelecer e estabilizar
• Referência aos efeitos do stresse, medo, pânico e/ou outros, e como estes podem interferir no desempenho do socorrista/trabalhador, assim como o que fazer para os superar visando uma adequada ação

Aspetos específicos da empresa

• Informação geral sobre o plano de emergência interno e o plano específico de primeiros socorros da empresa
• Identificação de potenciais situações de risco
• Conteúdo e localização da(s) caixa(s) de primeiros socorros e da lista atualizada de contactos de emergência

Suporte Básico de Vida

• Avaliação da segurança do local e da natureza do evento
• Avaliação da(s) vítima(s): avaliação dos sinais vitais e dos sintomas da vítima; Intervenção a adotar perante a avaliação realizada (simulações práticas); Prioridades a adotar na situação de emergência com várias vítimas
• Principais dados/informações a prestar pelo socorrista/trabalhador quando aciona o pedido de socorro relativamente ao local e à vítima
• Posição Lateral de Segurança (simulações práticas)

Socorro à vítima
• Técnicas e procedimentos de avaliação e intervenção para as seguintes situações:
­ – Feridas
­ – Hemorragia
­ – Fraturas, entorses, distensões, contusões e cãibras
­ – Lesões oculares
­ – Queimaduras (térmica, elétrica, química)
­ – Intoxicação por ingestão e/ou inalação
­ – Hipotermia / Golpe de calor
­ – Insolação
­ – Asfixia
­ – Hipoglicemia
­ – Mordeduras e picadas (reação anafilática)

Alertas gerais no âmbito da prevenção

• Importância dos equipamentos de proteção individual na prestação de primeiros socorros (ex. proteção respiratória, luvas)
• Importância das medidas de prevenção universal e específicas contra agentes biológicos relacionados com o contacto sanguíneo e com outros materiais potencialmente infeciosos; a eliminação de resíduos hospitalares decorrentes dos primeiros socorros
• Informação sobre resgate e transporte de vítimas (politraumatizados)

Informações Adicionais

Inter-empresas: Preço por participante. Condições especiais para 2 ou mais participantes da mesma organização.
Intra-empresa: Para grupos de participantes da mesma organização com ajustamento de conteúdos, duração, horário e preço.

 

Para mais informações, contacte-nos.

Tel. 22 605 22 50. email: formacao@knowit.pt

Não encontrou o curso que procura?

Fale connosco