Gestão da Manutenção
Descrição / Objetivos
A ação de formação de gestão da manutenção tem por objetivo o desenvolvimento de competências que permitam a execução de ações ou trabalhos destinados a manter ou repor equipamentos e máquinas em condições de pleno funcionamento.
No final da formação, os formandos estarão aptos a:
- Reconhecer as implicações diretas da função de manutenção em contexto organizacional;
- Identificar os diferentes tipos de manutenção;
- Caracterizar os diferentes níveis de manutenção;
- Estabelecer um modelo que permita avaliar, antecipadamente, as dificuldades de execução planeamento e situações de risco, encontrando soluções de compromisso;
- Identificar os indicadores a utilizar para obtenção de resultados de melhoria;
- Compreender a importância da comunicação no processo de manutenção;
- Identificar as potencialidades do Planeamento
- Identificar e avaliar os custos relativos à manutenção;
- Avaliar a importância da determinação dos custos para o processo de gestão da manutenção;
- Avaliar as diferentes parcelas que se constituem para o custo de stock
Método ativo, privilegiando a realização de exposições e sínteses, interligadas com exercícios práticos de análise e simulação de situações reais e de casos concretos.
Destinatários
Gestores e operacionais das Equipas de Manutenção.
Conteúdos
Tópicos principais*:
-
Objetivos da gestão da manutenção: humano, técnico e económico
-
Definição de manutenção e os processos decisórios
-
Função manutenção: enquadramento, interfaces, configurações organizacionais
-
Domínios da manutenção
-
Tipos de manutenção
-
Níveis de manutenção
-
Prevenção de falhas
-
Diagnóstico dos equipamentos
-
Tempos relativos à manutenção
-
Indicadores de manutenção
-
Comunicação na empresa
-
Organização e gestão da manutenção
-
Planeamento, registos e custos
-
Gestão de stocks – racionalização dos pedidos
Informações Adicionais
Interempresas: Preço por participante. Condições especiais para 2 ou mais participantes da mesma organização.
Intraempresa: Para grupos de participantes da mesma organização com ajustamento de conteúdos, duração, horário e preço.