Gestão de Armazéns
Descrição / Objetivos
Desenvolver competências que visem manter uma gestão organizada e efetiva dos armazéns, espaços de armazenagem e nos procedimentos de entrada, picking, expedição e inventários, são os objetivos desta ação de formação.
Pretende-se que os formandos no final da formação sejam capazes de:
- Reconhecer a relação da gestão do armazém com a restante Organização, bem como a interligação com os intervenientes da Cadeia de Abastecimento;
- Identificar os procedimentos de codificação, identificação e alocação dos materiais;
- Conhecer os procedimentos associados à receção, armazenagem, picking, inventário e expedição.
Metodologia de formação:
– Exposições e Sínteses Metodológicas;
– Análise de Situações Reais e Casos Concretos;
– Propostas de Trabalho Práticas (individuais e/ou em grupo);
– Visionamento de filmes com posterior reflexão.
Metodologia de avaliação:
– Diagnóstico inicial de conhecimentos.
– Avaliação final, de reação, através do preenchimento de questionários de avaliação da ação pelos formandos e formador; avaliação qualitativa dos formandos pelo formador.
– Avaliação da aprendizagem (se aplicável), com recurso a execução de exercícios práticos ou teste final de avaliação de conhecimentos.
Destinatários
Responsáveis e Operacionais de Armazém.
Conteúdos
- Relação da Gestão do Armazém com a restante empresa
- Sistemas Operacionais
- Receção de Produtos
- Zonas de Armazenamento
- Tipos de Armazenamento
- Sistemas de Armazenagem
- Preparação de Encomendas (Picking)
- Expedição de Mercadorias
- Localização do Stock
- Procedimentos Operacionais
- Informação de Controlo de Operações
- Informação de Gestão
- Identificação de Localizações
- Rastreabilidade de Mercadorias
- Ferramentas de Captura de Dados
- Configuração de Armazéns
- Definição do Fluxo
- Layout do Armazém
- Metodologias de poupança de tempo e de minimização de movimentos
- Custos de Armazenagem
- Inventário
- Tipos e aplicabilidade
Informações Adicionais
Interempresas: Preço por participante. Condições especiais para 2 ou mais participantes da mesma organização.
Intraempresa: Para grupos de participantes da mesma organização com ajustamento de conteúdos, duração, horário e preço.