Gestão de Stocks
Descrição / Objetivos
Adquirir as ferramentas que permitam maximizar os recursos logísticos existentes, garantindo que a tomada de decisão seja rápida e a mais adequada a cada situação. Aquisição, revisão e aprofundamento dos conhecimentos de gestão de stocks.
Pretende-se que os formandos no final da formação sejam capazes de:
- Definir o conceito de stock;
- Utilizar os modos adequados de controlo e classificação dos stocks;
- Recorrer a modelos de gestão de stocks para determinar quanto e quando encomendar;
- Conhecer o efeito económico dos Stocks
- Identificar os conceitos de stock de segurança e Quantidade Económica de Encomenda;
- Utilizar a folha de cálculo na gestão de stocks.
Metodologia de formação:
– Exposições e Sínteses Metodológicas (videoprojeção);
– Análise de Situações Reais e Casos Concretos;
– Propostas de Trabalho Práticas (individuais e/ou em grupo);
– Brainstorming e Role-playing.
Metodologia de avaliação:
– Diagnóstico inicial de conhecimentos.
– Avaliação final, de reação, através do preenchimento de questionários de avaliação da ação pelos formandos e formador; avaliação qualitativa dos formandos pelo formador.
– Avaliação da aprendizagem (se aplicável), com recurso a execução de exercícios práticos ou teste final de avaliação de conhecimentos.
Destinatários
Profissionais com responsabilidades ao nível da gestão do aprovisionamento, logística e stocks.
Conteúdos
- Enquadramento dos Stocks na Logística
- Definição de Stock
- Controlo de Stocks
- Classificação dos Stocks
- A análise ABC
- Variáveis e Sistemas de Gestão de Stocks
- Procura, Tempo e Custos
- Revisão Contínua
- Revisão Periódica
- Quick Response e
- Continuous Replenishment
- Stocks de Segurança e Quantidade Económica de Encomenda
- Parâmetros a ter em conta
- Formas de cálculo e otimização
- A Gestão Económica dos Stocks
- Custos de Posse
- Custos de Aprovisionamento
- Custos de Aquisição
- Indicadores de Gestão
- Técnicas de Previsão da Procura
- Simulação de uma Cadeia de Abastecimento
Informações Adicionais
Inter-empresas: Preço por participante. Condições especiais para 2 ou mais participantes da mesma organização.
Intra-empresa: Para grupos de participantes da mesma organização com ajustamento de conteúdos, duração, horário e preço.