Protocolo, Imagem e Eventos
Descrição / Objetivos
Sensibilizar para a importância de comunicar corretamente e desenvolver a imagem corporativa da Empresa/Instituição, nomeadamente através do domínio das regras de protocolo em eventos organizados pela entidade, são os objetivos desta ação de formação de Protocolo, Imagem e Eventos.
No fim da ação de formação os formandos deverão ser capazes de:
-
Identificar e aplicar as regras de protocolo oficial e empresarial;
-
Planificar e organizar um evento de forma adequada e ultrapassar eventuais obstáculos aplicando as normas de protocolo;
-
Reconhecer a importância do protocolo como instrumento de comunicação;
-
Aperfeiçoar comportamentos para a projeção de uma imagem profissional afirmativa e otimista.
A metodologia baseia-se na exposição de conceitos aliada à transmissão de experiências profissionais, abrangendo métodos e técnicas pedagógicas diversificadas, promovendo um ambiente formativo interativo entre o formador e participantes.
A abordagem dos conteúdos programáticos é feita com recurso a meios audiovisuais e com a aplicação de técnicas ativas de formação, com vista à dinamização dos participantes e à aquisição do “saber-fazer”.
Inclui apresentação de casos práticos e case-studies, recorrendo ao visionamento e análise de imagens e filmes. Elaboração de exemplos práticos.
Destinatários
• Gestores de Comunicação e Comerciais;
• Técnicos de Relações Públicas;
• Gestores de Eventos;
• Profissionais de Hotelaria e Turismo.
Conteúdos
I – Introdução ao Protocolo
• Introdução: definições, aplicação e legislação relevante
• Símbolos Nacionais
• Lei n.º 40/2006 de 25 de agosto
II – Protocolo Empresarial
• Aplicação do protocolo nas organizações
• Precedências na empresa
• Precedências em automóveis
• A criação de um manual interno de protocolo
• Comunicação escrita: cartão de visita; cartas e tratamentos honoríficos; tech etiquette; apresentação de Boas Festas; mensagens de condolências
III – Eventos
• Organização de micro eventos
• Convite e lista de convidados
• O papel do anfitrião
• Visitantes: politica de bom acolhimento
• Cenários
• Organização de eventos com refeições e regras a aplicar
• Presentes
• Apresentação de case-studies
IV – Imagem
• A cortesia empresarial no mundo globalizado
• Fatores fundamentais na construção da imagem
• A importância da comunicação não verbal na construção da imagem pessoal
• Imagem
– Comportamento pessoal e social
– Construção do estilo pessoal
– Vestuário feminino e masculino
– Apresentação e análise de diversos case-studies
Informações Adicionais
Intraempresa: Para grupos de participantes da mesma organização com ajustamento de conteúdos, duração, horário e preço.