Access nível 1 . Iniciação

Descrição / Objetivos
O Microsoft Access é um Sistema de Gestão de Bases de Dados Relacional (Relational Database Management Systems), ou seja, é do tipo de aplicações para Windows menos familiares e mais complexos. A formação de Access nível Iniciação tem por objetivo ajudar a compreender as vantagens e a estrutura de uma base de dados, bem como proporcionar conhecimentos sobre as funcionalidades e objetos do Microsoft Access que lhes permitirão planear, criar e gerir bases de dados relacionais.
No final do curso os participantes ficarão habilitados a planear e criar as estruturas que vão conter os dados, ou seja, as tabelas e a relacioná-las, bem como, efetuar consultas, criar formulários de edição e impressão de dados e relatórios.
Sessões práticas, baseadas na execução de exercícios exemplificativos.

Pré-Requisitos
Conhecimentos básicos de informática e de utilização do sistema operativo Windows.
Conteúdos
- Introdução
O que é uma base de dados
A janela da base de dados e os seus objetos - Tabelas
Criar base de dados
Criar uma nova tabela
O Assistente de tabelas
Tipos e propriedades de campos
Regras de introdução de dados
Alterar a estrutura da tabela
Chaves primárias
Modo de navegação vs. modo de edição - Importação de dados
Estabelecer ligações para bases de dados externas
Relações e integridade referencial
Pesquisar registos - Consultas
Criar consultas (queries)
Definição de critérios
Consultas parametrizadas
Consultas para valores numéricos e datas
Consultas com várias tabelas
Consultas com cálculos
Executar e alterar consultas - Formulários
Criar formulários utilizando o Assistente
A estrutura dos formulários
Alterar o aspeto de um formulário
As propriedades dos objetos
Formulários automáticos
Formulários com dados de diferentes origens
Formulário principal e subformulários - Relatórios
Criar relatórios utilizando o Assistente
A estrutura dos relatórios
Ordenar e agrupar registos num relatório
Pré-visualização e impressão dos relatórios

Informações Adicionais
Recursos:
Um computador para o formador e sistema de projeção; flip-chart; um computador por participante e documentação de apoio.
Interempresas: Preço por participante. Condições especiais para 2 ou mais participantes da mesma organização.
Intraempresa: Para grupos de participantes da mesma organização com ajustamento de conteúdos, duração, horário e preço.