Balanced Scorecard
Descrição / Objetivos
Adquirir conhecimentos e competências que lhes permitam conceber e implementar o instrumento de gestão Balanced Scorecard no contexto organizacional.
No final da formação o formando deverá ser capaz de:
- Conhecer e definir o conceito da estratégia da empresa;
- Conhecer o conceito, bem como o enquadramento contextual e as especificidades inerentes à abordagem Balanced Scorecard;
- Construir o mapa estratégico e do Balanced Scorecard;
- Reconhecer a importância do envolvimento de toda a organização na concretização do Balanced Scorecard.
Exposições e Sínteses Metodológicas (vídeo projeção); Análise de Situações Reais e Casos Concretos; Proposta de Trabalho Prática (individual e/ou em grupo); Brainstorming e Role-playing (se aplicável).
Destinatários
Quadros ao nível estratégico e operacional que necessitem de implementar ou gerir um sistema de indicadores de gestão.
Conteúdos
O Balanced Scorecard: Origem e Evolução Histórica
O Planeamento Estratégico com base no BSC
O que é a estratégia.
Visão, Missão
Análise PEST
Análise interna
A análise SWOT adaptada ao BSC
Executar a estratégia
Como executar a estratégia
Identificar as propostas de valor
Identificar as vantagens competitivas
Desenvolvimento e construção e de Mapas Estratégicos
O Balanced Scorecard
As 4 perspetivas do BSC
Como construir um BSC
Cartografia dos processos
As iniciativas estratégicas e os processos
Desenvolvimento dos sistemas de causa-efeito
Monitorização do sistema
Informações Adicionais
Interempresas: Preço por participante. Condições especiais para 2 ou mais participantes da mesma organização.
Intraempresa: Para grupos de participantes da mesma organização com ajustamento de conteúdos, duração, horário e preço.