Ferramentas de Gestão Lean Thinking aplicadas ao Supply Chain Management
Descrição / Objetivos
O curso de Ferramentas de Gestão Lean Thinking aplicadas ao Supply Chain Management tem por objetivo geral dotar os participantes com conhecimentos e competências para iniciarem a mudança organizacional numa perspetiva Lean.
No final da formação os participantes deverão ser capazes de:
- Adotar, adaptar e aplicar a metodologia Lean;
- Aplicar as ferramentas Lean na organização;
- Desenvolver metodologias de implementação de soluções Lean;
- Fomentar o trabalho em equipa e orientado para a obtenção de resultados.
Método ativo, privilegiando a realização de exposições e sínteses, interligadas com exercícios práticos, análise de casos e simulação de situações reais.
Metodologia de avaliação: Diagnóstico inicial de conhecimentos; Avaliação final da ação pelos formandos e formador; Avaliação da aprendizagem através de exercícios práticos.
Destinatários
Gestores operacionais; Diretores industriais e de serviços; Responsáveis pelos departamentos de produção, operações, qualidade, engenharia e gestão.
Conteúdos
Tópicos principais*
- PRINCÍPIOS LEAN THINKING
Valor
Cadeia de valor
Fluxo
Sistemas Pull
Perfeição - CONSTRUIR VALOR COM LEAN THINKING – CONTINUOUS IMPROVEMENT PROCESS
Melhoria Contínua
Selecionar objetivos de valor
Criar valor - REORIENTAR A GESTÃO
Desenvolver o desempenho com perceção
Organizar o posicionamento e a diferenciação
Potenciar competências nas pessoas - MÉTODOS E FERRAMENTAS DA FILOSOFIA LEAN
Princípios
Métodos e instrumentos - VALUE STREAM MAP
Projetar Futuro com o presente
Produzir informação para clientes e fornecedores internos - COMBATE AO DESPERDÍCIO
Guerra à complexidade
Guerra ao tempo
Guerra ambiental
Guerra com conhecimento - FERRAMENTAS PARA COMBATER O DESPERDÍCIO – A ABORDAGEM SIX SIGMA NA CADEIA LOGÍSTICA
Índices de capacidade
O modelo DMAIC aplicado à Cadeia Logística - LEAN SCM – O MODELO ESTADO-DA-ARTE SCOR NA OBTENÇÃO DE VALOR SUSTENTADA NUMA PERSPETIVA SUSTENTÁVEL
O modelo SCOR
Indicadores de boas práticas
Evolução
Informações Adicionais
Intraempresa: Para grupos de participantes da mesma organização com ajustamento de conteúdos, duração, horário e preço.