Benchmarking

Descrição / Objetivos
O benchmarking é um processo contínuo e sistemático que permite a comparação das performances das organizações e respetivas funções ou processos face ao que é considerado “o melhor nível”, visando não apenas a equiparação dos níveis de performance, mas também a sua ultrapassagem.
Este curso tem por objetivo abordar o âmbito e o processo de benchmarking, tendo em vista a avaliação do potencial de melhoria da atuação da empresa no desenvolvimento do seu setor de atividade.
No final do curso, os participantes deverão ser capazes de:
– Adotar a filosofia para melhoria contínua
– Conhecer as ferramentas disponíveis para a pesquisa de soluções
– Identificar oportunidades de solução de problemas e desenvolvimento
– Desenvolver competências na recolha de dados
– Desenvolver competências no tratamento de dados
– Assumir o papel pró-ativo necessário
Métodos expositivos e ativos, com análise de casos e propostas de trabalho prático.

Destinatários
Profissionais com funções nas áreas comerciais, a montante e a jusante. Responsáveis de desenvolvimento; Colaboradores ao nível de gestão e/ou direção na constituição e gestão de processos na organização; Gestores de níveis de serviço; Gestores de qualidade.
Conteúdos
Principais tópicos*:
– Objetivos do Benchmarking
– Utilização do Benchmarking nas Funções Comerciais
– Utilização do Benchmarking na Função Logística
– Identificar os Dados e os Métodos de Recolha
– Definição da Unidade de Medida
– Interpretação dos Resultados
– Integração dos Resultados
– Avaliação e Melhoria

Informações Adicionais
Interempresas: Preço por participante. Condições especiais para 2 ou mais participantes da mesma organização.
Intra-«empresa: Para grupos de participantes da mesma organização com ajustamento de conteúdos, duração, horário e preço.