Planeamento Estratégico
Descrição / Objetivos
A formação de Planeamento Estratégico visa que os seus formandos, enquanto Gestão de Topo, adquiram e reforcem os conhecimentos e competências imprescindíveis ao processo de Planeamento Estratégico.
No final da formação é expectável que os participantes sejam capazes de:
- Reconhecer a importância dos conceitos associados ao Planeamento Estratégico;
- Definir um modelo de Planeamento Estratégico;
- Estabelecer o conteúdo de cada etapa de planeamento, as fontes de informação e o papel de cada interveniente;
- Indicar as etapas dum processo de planeamento;
- Conhecer o instrumento de gestão Balanced Scorecard e potenciar competências para o seu desenvolvimento e implementação na Organização.
O método pedagógico adotado privilegia:
- Exposições e Sínteses Metodológicas (através de vídeo-projeção);
- Análise de Situações Reais e Casos Concretos;
- Proposta de Trabalho Prática;
- Brainstorming.
Destinatários
Este Curso é dirigido a profissionais que desempenhem funções de Administração / Gerência / Gestão de Topo, que pretendam fazer evoluir o seu perfil de conhecimentos e competências ao nível do Planeamento Estratégico.
Conteúdos
Serão abordados, no decorrer deste curso, os seguintes domínios:
- Conceito e a definição da estratégia da empresa;
- O modelo de planeamento estratégico;
- O diagnóstico estratégico interno e externo;
- Os indicadores financeiros, marketing, etc.;
- A análise SWOT e metodologias de projeto;
- As “Driving Forces” e as áreas de excelência;
- A vantagem competitiva;
- A estratégia genérica de base;
- A cadeia de valor;
- Os objetivos estratégicos;
- Balanced Scorecard;
- Construção do mapa estratégico e do BSC;
- Staging estratégico;
- A redefinição da estrutura organizacional;
- O planeamento funcional;
- Os indicadores de gestão;
- A agenda de Planeamento Estratégico.
Informações Adicionais
Interempresas: Preço por participante. Condições especiais para 2 ou mais participantes da mesma organização.
Intraempresa: Para grupos de participantes da mesma organização com ajustamento de conteúdos, duração, horário e preço.