Entrevista de Avaliação de Competências na Administração Pública
Descrição / Objetivos
A Entrevista de Avaliação de Competências é um método de seleção obrigatório e facultativo nos procedimentos concursais da Administração Publica, conforme previsto na alínea d) n.º 1 do art.º 17 e n.º 2 do art.º 18 da Portaria n.º 233/2022, de 9 de setembro.
Neste âmbito, o presente curso visa habilitar os participantes a aplicar a entrevista de avaliação de competências em âmbito de procedimento concursal de recrutamento.
Esta formação integra as alterações do Referencial de Competências para a Administração Pública (ReCAP), aprovado pela Portaria n.º 214/2024/1, de 20 de setembro.
Objetivos Gerais:
- Conhecer técnicas para a definição de perfis profissionais;
- Preparar e construir instrumentos de avaliação de competências;
- Preparar para a condução de entrevistas de avaliação de competências.
Objetivos Específicos:
No final do curso de Entrevistas de Avaliação de Competências, os participantes deverão ser capazes de:
- Compreender a importância da gestão das pessoas pela competência;
- Promover o desenvolvimento de perfis profissionais;
- Promover a implementação da técnica de seleção na entrevista de avaliação de competências;
- Promover competências técnicas na conceção de guiões e instrumentos de avaliação de suporte à condução da entrevista de avaliação de competências tendo por base o perfil profissional;
- Promover a capacidade de análise da informação com vista à tomada de decisão de seleção do candidato.
Destinatários
- Dirigentes, chefias e coordenadores;
- Quadros superiores e outros técnicos na área dos recursos humanos e/ou que integrem ou venham a integrar júris de concurso na administração pública.
Pré-Requisitos
Deverá dispor de computador ou outro dispositivo com acesso à Internet, câmara e microfone para as sessões por videoconferência.
Conteúdos
1. Introdução – A Gestão por Competências
1.1. O conceito de competência;
1.2. A categorização das competências;
1.3. A conceção e desenvolvimento de modelos de competências (tendo em conta o atual ReCAP);
1.4. O dicionário de competências;
1.5. Identificação, definição e descrição de competências;
1.6. A caracterização do posto de trabalho com vista à definição do perfil de competências;.
2. A Entrevista de Avaliação de Competências
2.1. Definição e caracterização geral da situação de entrevista.
2.2. Modelo da entrevista.
2.3. Objetivos e características da EAC.
2.4. O Guião de entrevista.
3. Atitudes e comportamentos facilitadores – Simulações Registo da entrevista e análise da informação.
4. A condução da entrevista de avaliação de competências em modo presencial e online
5. Grelha de avaliação e Relatório de avaliação.
6. Simulações práticas
Informações Adicionais
Equipa Formativa:
Margarida Oliveira – Coordenação Técnica
Chefe da Divisão Municipal de Recrutamento e Gestão de Carreiras na Direção Municipal de Recursos Humanos da Câmara Municipal do Porto desde 2012.
Há 22 anos que se dedica à gestão das pessoas, no setor público e privado, detendo elevada experiência profissional com especial relevância em recrutamento e seleção, gestão de carreiras e avaliação de desempenho. Ensina candidatos à procura de emprego e empresas à procura de novos talentos. As suas especialidades de ensino incluem: estratégia organizacional, recrutamento e seleção, avaliação psicológica em processos de seleção, avaliação de desempenho, avaliação de competências, desenvolvimento de competências pessoais e profissionais.
Olga Morais – Formadora
Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Formadora certificada pelo IEFP. Ministra formação na Administração Pública nos temas Métodos de Seleção do Procedimento Concursal na Administração Pública e Entrevista de Avaliação de Competências para a Administração Pública.
Exerce funções de Técnica Superior na Câmara Municipal do Porto na Divisão Municipal de Recrutamento e Seleção, sendo responsável por, nomeadamente: desenvolver e acompanhar os processos de Recrutamento e Seleção (procedimentos concursais comuns e procedimentos concursais para provimento de cargos de direção); conceção, gestão e implementação de todos os métodos de seleção aplicados (Triagem Curricular, Avaliação Curricular, Provas de Conhecimento, Avaliação Psicológica, Entrevistas de Avaliação de Competências), entre outras.
Bruno Fraga – Formador
Mestre em Psicologia Organizacional, Social e do Trabalho pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e formador certificado, com experiência nas áreas do recrutamento e seleção e do comportamento organizacional. Iniciou o percurso profissional na Câmara Municipal do Porto enquanto Talent Acquisition Specialist, acumulando a função de Consultor de RH em organizações públicas e privadas. Atualmente exerce a função de Talent Acquisition People and Development na Agência para a Modernização Administrativa.
Interempresas: Preço por participante. O número de participantes é limitado. As inscrições serão consideradas por ordem de chegada, depois de devidamente formalizadas e pagas.
Intraempresa: A Knowit desenvolve esta formação para grupos de participantes da mesma empresa/organização com ajustamento de conteúdos, duração, horário e preço.